quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Alimentação de Verão

      Quando chega o verão as temperaturas sobem consideravelmente e nosso corpo fica preguiçoso. Há quem siga a mesma alimentação o ano inteiro e nunca percebeu que, com as altas temperaturas, equilibrar a dieta é indispensável para evitar as sensações de mal-estar e a desidratação, que são bastante comuns nessa estação.
    Com o calor você transpira mais e precisa repor essa perda 
 para evitar a desidratação. A água de coco é uma ótima opção.
     Segundo a nutricionista Luana Stella, podem ocorrer devido às altas temperaturas, transpiração excessiva e desidratação, sendo que o metabolismo diminui e o corpo precisa trabalhar mais para manter a temperatura corporal. Sabe-se que a água é um elemento essencial e um dos principais responsáveis na manutenção e bom funcionamento do organismo. Logo, “ingerir líquidos no calor se torna uma necessidade para compensar as perdas de água e sais minerais decorrentes da transpiração, evitando assim as sensações de mal-estar”, ressaltou Luana.


    No verão devemos auxiliar o organismo a manter a temperatura corpórea sem sobrecarregá-lo. Assim, oferecer refeições que sejam de mais fácil digestão, diminuindo a quantidade de calorias ingeridas, vai ajuda-lo a funcionar de maneira correta e ainda não correremos o risco de ganhar peso. A nutricionista recomenda evitar alimentos gordurosos, frituras, refrigerante, álcool e diminuir o consumo de sal. Deve-se priorizar as frutas, verduras, legumes, tubérculos, alimentos crus ou pouco cozidos, peixe, carnes magras, queijos menos gordurosos, entre outros, já que são alimentos de fácil digestão. Além disso, as refeições devem ser regulares, de três em três horas, e os carboidratos como arroz e massas, são admitidos desde que sejam consumidos com moderação.

      Nunca é demais lembrar que as altas temperaturas requerem menos calorias, mas aumentam a necessidade de consumir água. Então, não deixe de aproveitar a diversidade das frutas da estação, abusar da água de coco e dos sucos naturais, variar a alimentação e consumir no mínimo dois litros de água por dia.

Dica: Quando sentimos sede significa que já estamos desidratando e o nosso organismo está mandando um sinal. Se não atendermos podemos acostuma-lo a trabalhar com menos água diminuindo o funcionamento do metabolismo e dificultando o trabalho do organismo. Por isso não espere sentir sede para se hidratar!



Com suas inúmeras qualidades nutricionais, as frutas são super indicadas para o consumo, especialmente no verão.

2 comentários:

  1. Que bom que gostou Emília. Continue nos acompanhando que vamos dar ótimas dicas por aqui... =)

    ResponderExcluir