terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Pilates fortalece corpo e mente


            Não é segredo que as mulheres são mais adeptas à prática do pilates que os homens. Apesar disso, ele pode ser praticado por qualquer pessoa e em qualquer fase da vida. Alguns consideram esta atividade feminina, devido à presença de movimentos lentos e sincronizados. Mas são estes traços característicos que fazem com que ela também seja considerada completa, uma vez que trabalha todas as partes do corpo.

Concentração e respiração são essenciais para executar os movimentos.

           Segundo Carolina Fialho, fisioterapeuta e instrutora da modalidade, grande parte do público feminino procura a atividade a fim de aumentar a flexibilidade, definir o corpo, evitar as temidas celulites e emagrecer. Nem sempre a questão é estética, o pilates também é indicado por médicos para pessoas que têm problema de coluna, como a escoliose, ou que se machucaram e precisam fazer reabilitação. Além desses benefícios, trabalha o equilíbrio, a postura, a coordenação motora, promove o alongamento do corpo, a tonificação muscular. E, como todo exercício físico, ajuda na sociabilidade e aumenta o bem estar. 
            A prática do pilates pode estar agregada a outras atividades físicas, como a corrida, a natação e a academia. De acordo com a fisioterapeuta, o ganho, diferente do que acontece na academia, não é de massa, mas de tonificação muscular. Outro ponto importante é a atenção que tem que ser dedicada ao se fazer os exercícios, um processo de conhecer o próprio corpo. Preza-se pela qualidade dos movimentos e não pela quantidade, garantindo resultados notáveis. Joseph Pilates, criador do método, afirmou que em 10 sessões sente-se a diferença, em 20 vê-se a diferença e depois de 30 tem-se um novo corpo.
            Carolina Fialho acredita que o pilates está na moda. “Muitos famosos fazem e as pessoas se sentem mais incentivadas, porque eles veem que aquela pessoa tem um corpo legal e querem ter também. Isso é bom!”, analisa. Diversas academias e clínicas têm investido na atividade para conquistar mais clientes. O preço varia muito, de acordo com a região e com a quantidade de aulas semanais, podendo custar de 160 a 200 reais por mês, com aulas duas vezes por semana.

3 comentários:

  1. Mto boas as dicas, tô pensando com mto carinho em fazer uma aula experimental, depois eu conto!!!!

    ResponderExcluir
  2. Precisando muito fazer 30 sessões...rs

    ResponderExcluir
  3. Nossa Carol realmente vc é demais ,excelente profissional!!!!vamos todos fazer pilates ai no CEFIT.PARABÉNSSSS

    ResponderExcluir