quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

O que são termogênicos? Eles ajudam a emagrecer?


        De acordo com a nutricionista Roberta dos Santos Silva, “termogênicos são alimentos capazes de aumentar o gasto energético, ou seja, queimar mais calorias enquanto são digeridos”. As substâncias termogênicas contidas em certos alimentos possuem a capacidade de elevar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo basal e aumentando a queima de gordura. 
         A termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso e interferências positivas nesse sistema podem ajudar no controle do emagrecimento e da obesidade. Mas não basta comer alimentos termogênicos para emagrecer. De acordo com a nutricionista, exercícios físicos regulares e alimentação equilibrada são essenciais para promover a perda de peso. Roberta afirma que, para maior eficiência, os termogênicos devem ser ingeridos 30 minutos antes das atividades físicas. “Pessoas que treinam à noite não devem fazer uso de termogênicos para evitar alterações do sono”, recomenda. 



Vale lembrar que em excesso tais substâncias podem fazer mal. Cardiopatas, hipertensos, crianças, gestantes e pessoas com queixas de gastrite, disfunções na tireóide, insônia ou alergias aos alimentos termogênicos não devem consumi-los.

Leia abaixo sobre alguns alimentos considerados termogênicos que você pode incluir em seu cardápio para dar uma forcinha no processo de emagrecimento.



Pimenta vermelha (caiena): possui uma substância chamada capsiacina que de acordo com um estudo realizado, mostrou que o consumo frequente (3 gramas por dia) pode aumentar o metabolismo em até 20%. Você pode utilizar essa quantidade para temperar salada e outros pratos.

Chá verde: traz muitos benefícios ao organismo, entre eles: prevenção de doenças, colabora no bom funcionamento do trânsito intestinal e acelera o funcionamento do metabolismo. Comece com 1 xícara de chá de cinco a dez minutos antes das refeições.

Gengibre: assim como a pimenta, se for consumido frequentemente também pode aumentar 20% o metabolismo. Você pode mastigar um pedacinho por dia ou preparar um chá ou ainda incluir em sucos.
O gengibre também é muito utilizado para enjôo.

Água gelada: beber de 8 a 10 copos de água gelada por dia queima cerca de 200 calorias. É preciso elevar a temperatura da água no organismo e isso gera um gasto de energia maior.

Óleo de coco virgem: é rico em ácido láurico e monolauril, que favorecem a redução do percentual de gordura corporal. Quatro colheres de sopa são suficientes para cumprir sua função.

Guaraná em pó: contém cafeína, estimulante do sistema nervoso central que favorece a aceleração do metabolismo. Pode ser utilizado em cápsulas, sucos e shakes sempre até às 17 horas para não alterar o sono.

Um comentário:

  1. Legal as dicas, já tomava o chá verde, ele é bom mesmo!!!!

    ResponderExcluir